Anemia felina
- Mypet
- 23 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Sintomas, causas e tratamentos
A anemia felina é algo pouco comum nos dias de hoje, e com tratamento menos facilitado do que a anemia em cães. A anemia não é apenas uma doença do ser humano e pode dificultar a vida dos nossos animais de estimação.

O que é uma anemia?
O termo anemia medicamente significa falta de algum elemento no sangue e trata-se de um doença que os seres humanos também podemos sofrer. Existem dois tipos de anemia que podem afetar o nosso gato.
Quando falamos da anemia em gatos, esta condição define-se por um número diminuto de glóbulos vermelhos no sangue, sendo este glóbulos as células encarregadas de transportar o oxigénio.
A anemia pode ser causada de duas formas diferente, conforme aquilo que a causou. Ou a medula óssea não esta a produzir glóbulos vermelhos suficientes por algum motivo, ou em contrapartida estes estão a ser produzidos mas algo os esta a destruir no próprio organismo.

Sintomas:
diminuição do apetite;
perda de peso;
palidez nas mucosas;
diminuição da energia e atividade;
Causas:
perda de sangue por hemorragia interna e externa;
doença auto-imune;
infeção viral;
doença renal;
cancro e tumores;
envenenamento;
A forma mais fácil e comum de diagnosticar a anemia é feita traves de analises sanguíneas, onde se procede à contagem de glóbulos vermelhos no sangue. O chamado hemograma ou hematócrito. Além das analises sanguíneas essenciais e imprescindíveis para o diagnósticos, existem diagnósticos físicos que podem ser realizados como forma de despiste, nomeadamente a visualização da coloração do globo ocular, das gengivas e das mucosas.
Após o diagnostico da mesma, o passo seguinte é descobrir aquilo que a provocou de forma a realizar-se um tratamento adequado a cada caso.

Tratamento:
O tratamento depende de cada caso e do grau de anemia que o animal tem. Na sua maioria o tratamento é feito à base de suplementos vitaminicos de ferro (ferro ajuda a produção de glóbulos vermelhos). Um suplemento natural de ferro que pode ser dado ao animal é fígado e coração de galinha, pois são altamente ricos em ferro, devem ser dados crús ou então fervidos durante 5/10 minutos apenas em água.
Além do ferro o felino terá de tomar antibiótico para a causa da anemia, dependendo sempre da sua causa, dai a importância de ir a um veterinário realizar exames.
Prevenção:
Algumas das causas da anemia em gatos são imprevisíveis e a sua prevenção pode ser muito difícil. Aquilo que pode e deve ser feito pelo dono em qualquer tipo de situações é:
desparasitação interna e externa regular;
uma alimentação saudável e equilibrada;
estar atento a qualquer tipo de mudança de comportamentos;
Comments