O que fazer se o seu cão estiver a tornar-se agressivo?
- Mypet
- 2 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Uma das primeiras coisas que você deveria fazer, quando sente que um cachorro está se tornando agressivo, é manter a calma. É necessário descobrir as causas, mas, acima de tudo, não piorar a situação com o estresse ou angústia.
1- Ir ao veterinário
O veterinário é a primeira pessoa a ser consultada nesses casos. Dessa forma, pode-se descartar que a agressividade se deve a algum problema relacionado à saúde do animal. Na medida em que, um cão pode se tornar agressivo devido, por exemplo, a uma anomalia encefálica. Um episódio epiléptico ou algum tipo de desequilíbrio hormonal também podem influenciar na agressividade do animal.
A dor também pode alterar o humor do animal de estimação. É algo comum pois não têm outra maneira de canalizá-la porque não possuem a capacidade de raciocínio.
2- Definir o caso de agressividade
Devemos prestar atenção ao tipo de agressividade que o cão tem. Ele morde desconhecidos? Ou, só faz isso quando lhe tiram algo que lhe interessa? A resposta a cada uma dessas questões precisará de uma abordagem e tratamento diferentes.
Tentar identificar um padrão, uma situação ou um local, que possa levar a essa atitude agressiva do animal, por algum trauma passado ou situação que provocou tal comportamento.

3- Evolução natural
Não se deve esquecer que, em uma medida menor ou maior, existe uma agressividade intrínseca em cada cão. Cães e lobos têm uma origem comum e são animais que vivem em matilha. Quando essa comunidade de animais se desenvolveu, um macho alfa devia sempre prevalecer: o líder da matilha. Isso é obtido impondo sua força aos outros membros do grupo.
A agressividade que um cão usa para se relacionar com seu grupo é parte de seu modelo organizacional.
A coisa mais instintiva sobre o cão é que ele pressupõe que todas as outras pessoas naquela casa são parte de sua matilha. Dessa forma, não é de admirar que ele queira tratar as pessoas como se tratasse sua comunidade canina. Por essa razão, é muito importante estabelecer a hierarquia em casa, desde o primeiro momento. Trata-se de um comportamento intrínseco ao animal de dominância.
4- Ofensivo ou defensivo?
Ainda é preciso definir se um cão se torna agressivo devido a uma situação de medo ou ameaça ou por uma disputa territorial.

Quando um cão tem medo, não há necessidade de aplicar uma técnica que envolva punição. Uma sensação de medo deve ser combatida ganhando-se a confiança no animal.
Se ele tiver medo de outras pessoas, espaços para condicionamento progressivo devem ser criados por curtos períodos de tempo. O cão deve se sentir confortável e não ameaçado. As ameaças o tornarão ainda mais agressivo.
5- Reorientar
Quando um cão reage agressivamente é porque já funcionou antes e ele não aprendeu a desenvolver outro tipo de resposta. Para que isso mude, deve ter uma opção alternativa para oferecer ao cão. Algo que possa parecer atraente e combine com o que nós queremos, em vez de sua agressividade.
É sempre importante que, assim que forem percebidos quaisquer sintomas de agressividade injustificada num cão, sejam logo tomadas as devidas precauções.

Comentários